Temas sobre Alergias e Tratamentos – Alergista em SP | Dra. Isabel Porto

TEMAS EM ALERGIA

Temas sobre Alergias e Tratamentos – Alergista em SP | Dra. Isabel Porto

Artigos sobre Alergias e Tratamentos

Explore nossos artigos sobre alergias e tratamentos, com informações atualizadas e especializadas.

Mantenha-se informado sobre as últimas novidades em cuidados e terapias. Garanta uma melhor qualidade de vida com conhecimento e prevenção.



MARCAR CONSULTA


Conheça as Principais Doenças Alérgicas – Sintomas, Causas e Tratamentos

Dermatite de contato:

Hoje em dia temos inúmeras opções de cosméticos, mulheres se encantam com tudo que possa contribuir para realçar a sua beleza. São esmaltes, maquiagens, produtos de cabelo que fazem parte deste vasto mundo tão atraente aos nossos olhos. Porém os casos de alergia à cosméticos tem aumentado progressivamente devido a exposição excessiva a químicas presentes nestes produtos.

As dermatites de contato podem ser irritativas e ocorrem logo após o contato com o produto ou por hipersensibilidade ou alergia. Nem sempre o problema aparece logo após o uso, mas sim horas ou dias após, ou até em outra vez que este for ser usado. Existem testes feitos na pele do paciente pelo médico alergista que podem ajudar a identificar os produtos provocadores do quadro alérgico, e assim ser possível evitá-los.

Esofagite e alergia:

O que poucos sabem é que sintomas digestivos sejam eles flatulência ou gases, azia, desconforto abdominal e até dores ,podem estar relacionados com alergias.
Além da intolerância a lactose ou intolerância ao glúten existe uma condição clínica chamada esofagite eosinofílica ,que provoca sintomas indesejáveis bem parecido com o refluxo gastroesofágico, porém são patologias diferentes.

A esofagite eosinofílica está diretamente relacionada com as alergias e a maioria dos pacientes apresentam evidências de hipersensibilidade a certos alimentos e/ou alérgenos aéreos. Há fortes evidências de associação familiar. Observa-se em muitos destes pacientes a coexistência de asma, rinite, dermatite ou presença de sensibilidade na pele. O alergologista pode auxiliar através de teste diagnósticos como teste cutâneo de leitura imediata  e testes para alimentos de leitura tardia, além da solicitação de endoscopia digestiva alta com biopsia,  ao  encontrar neste exame 15 ou mais eosinófilos (são células que participam dos quadros de alergia) na mucosa do esôfago, sugere este  diagnóstico. O tratamento  então é instituído pelo médico alergologista e logo há melhora dos sintomas,  promovendo uma melhor qualidade de vida.

Asma e exercício:

A pratica de atividade física é uma unanimidade entre os médicos quando se trata de cuidados com a saúde , é indicada a todas as pessoas incluindo pacientes asmáticos.
Porém existem  casos de asma que são desencadeadas por exercícios, e que ocorre geralmente de forma transitória, sendo dependente da intensidade do esforço, e do ambiente em que o esporte é praticado(temperatura local, poluentes, o ar respirado).

Comum mais em atleta do que na população geral, principalmente nos esportes de resistência(corrida, futebol, natação de alto rendimento)
É preciso diagnosticar  e tratar adequadamente esses pacientes para que eles possam usufruir os benefícios dos exercícios sem transtornos e assim melhorar sua qualidade de vida.

Conjuntivite alérgica:

O clima seco, ácaros da poeira, pelos de animais, poluentes e maquiagem são geralmente os fatores que ocasional a conjuntivite alérgica que geralmente se acompanhada de rinite que é desencadeada pelos mesmos agentes. Coceira nos olhos, lacrimejamento, vermelhidão e fotofobia são os sintomas muitas vezes confundidos com conjuntivite viral.
Ocorre com frequência no outono inverno mas pode ocorrer em qualquer época do ano, interferindo na qualidade de vida ,afastando da escola e do trabalho, prejudicando o convívio social.

As complicações usuais das conjuntivites alérgicas são: feridas, conjuntivites bacterianas, úlceras oculares, ceratocone (alterações no formato e espessura das córneas) que podem prejudicar uma boa visão.
Os quadros agudos ocorrem toda vez que o paciente entra em contato com os agentes alergênicos. É necessário determinar as causas através de testes alérgicos e iniciar o tratamento com medicamentos oculares e vacinas (imunoterapia) para impedir o avanço do problema e evitar complicações oculares futuras.

Doenças alérgicas no inverno:

Nesta época de inverno os problemas de alergia como rinite e asma se agravam e também aumentam a incidência de infecções virais.
Os sintomas de uma crise alérgica podem confundir com os sintomas da gripe comum e até do novo coronavírus.

Como então tentar diferenciá-los?
Muitas vezes estas diferenças já começa pelo histórico do paciente, pois tanto a rinite como a asma são doenças crônicas que se exacerbam devido a exposição a poeira , mudança de temperatura e outros fatores.

Um sintoma importante relacionado a crise alérgica é o prurido ou coceira (nos olhos, no nariz, na garganta.) e geralmente tem boa resposta aos antialérgicos e sprays nasais no caso da rinite,  e no caso da asma aos sprays orais de corticoides ou broncodilatadores, por isto é recomendado manter o tratamento já recomendado pelo médico para controle destas doenças.

Entretanto, se além dos sintomas habituais de coriza ,obstrução nasal, surgirem sintomas de febre, tosse ,falta de ar, queda do estado geral, e as vezes diarreia, perda de olfato e paladar  ou seja já saindo da normalidade de uma crise alérgica , já é necessário ficar atento e procurar um serviço de saúde ou contactar seu médico para melhor orientação.

Prurido crônico:

O prurido crônico na pele é um sintoma que causa muito desconforto e é uma das principais causa de visita ao médico alergista. Pode ocorrer por diversos estímulos, e conta com a participação de mediadores químicos entre eles a histamina e neuropeptídios, envolvendo a participação de neurônios sensitivos periféricos presentes na pele.

O ato de coçar intensamente pode romper a barreira cutânea, que é um manto hidro lipídico que funciona como um muro de proteção, que além de proteger a pele também impede a perda de água, mantendo a pele hidratada. A lesão desta barreira leva a doenças cutâneas secundárias, como infecções, inflamação, ressecamento.

Mas o que poderia causar coceira na pele? Algumas causas de prurido crônico conhecidas são: xerose ou pele muito seca, muito comum entre os idosos, doenças alérgicas como dermatite atópica ou de contato, ou este prurido pode fazer parte da sintomatologia de doenças crônicas ou sistêmicas.

Temos como exemplo a diabetes, alterações da tireoide, doenças infecciosas, ou hepáticas.  Pode ocorrer por uso de medicamentos que liberam a histamina, como a morfina, ou como uma reação adversa de medicamento.  Mas o importante é que se este prurido se acompanhar de perda de peso, fadiga, sudorese, sede excessiva, aumento da frequência urinária, e principalmente se não houver lesões de pele evidentes associadas, este prurido deve ser investigado. Manter a pele hidratada é fundamental e  medicamentos tópicos ou orais podem ser utilizados para atenuar os sintomas.

Agende sua consulta com a Dra. Isabel Porto

Estamos à disposição para atender você com a atenção e o cuidado que merece. Cuide da sua Saúde!

Dra. Isabel Porto

Diagnósticos precisos para
tratamentos eficazes.



Agende sua consulta!